COGUMELO SHIITAKE DESIDRATADO - 35 G
Marca: Pacha Mama Agroecologia Referência: DS.COGSHI.35
Nosso Shiitake Desidratado é preparado à partir de cultivo em Sistema Agroflorestal Agroecológico do cogumelo Lentinula edodes inoculado em toras de Eucalyptus urograndis, em parceria com a Bioprodutos Naturais, e desidratado em nossa Agroindústria seguindo rigorosamente as Boas Práticas de Fabricação.
Segundo o Centro de Informações Umami, o processo de desidratação, quando feito adequadamente, pode elevar os níveis de Glutamato Monossódico (MSG) natural no Shiitake, de 70 mg/100 gramas de cogumelo fresco para 1060 mg/100 gramas no cogumelo desidratado, potencializando o umami como resultado.
A palavra umami é um termo japonês que descreve o quinto sabor básico, além dos quatro sabores tradicionais: doce, azedo, amargo e salgado. O termo umami é frequentemente traduzido como "saboroso" ou "delicioso".
Você pode usar shiitake para adicionar um toque de umami a sopas, guisados, molhos e pratos salteados. Eles também são uma opção popular para recheios e complementam bem outros ingredientes, como algas marinhas e molho de soja, para criar sabores umami mais complexos.
RISOTO DE SHIITAKE PACHA MAMA
Receita desenvolvida por Calica Baggio
INGREDIENTES
2 xícaras de chá de arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli)
35 gramas de Shiitake Desidratado
1.500 ml de caldo legumes caseiro (dica abaixo)
½ xícara de chá de vinho branco
4 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
⅓ de xícara de chá de queijo parmesão ralado
Sal, pimenta-do-reino e noz moscada moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Numa tigela coloque o Shiitake desidratado e cubra com 2 xícaras de chá de água fervente e deixe hidratar por alguns minutos.
Escorra o Shiitake hidratado numa peneira. Pressione delicadamente com a colher para extrair todo o líquido. Acrescente o caldo de legumes ao líquido do Shiitake até completar 1,5 litro – ele vai ser usado para o cozimento do risoto. Transfira os cogumelos para a tábua e corte em pedaços médios.
Coloque 2 colheres de sopa de manteiga juntamente com duas colheres de sopa de azeite numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente o Shiitake fatiado e mexa até absorver todo azeite e a manteiga, Junte o arroz e refogue para secar os grãos (assim ele incorpora mais o caldo de legumes). Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto – lembre-se que o caldo caseiro leva sal.
Regue com o vinho e mexa bem até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).
Atenção: na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga restante (preferencialmente gelada), o parmesão e misture bem. Sirva a seguir.
DICAS SOBRE O CALDO DE LEGUMES
Use o que tiver na geladeira, cascas de cebola, algo inteiro, folhas de alho poró, batatas, cenoura, etc.
Tempere com sal, colorau e Açafrão da Terra e pimenta-do-reino moída.
Frite todos os legumes com um fio de azeite até grudar no fundo aí então acrescente 1,5 l de água, depois os temperos e deixe ferver. Passe na peneira e reserve.
Foto: Bioprodutos Naturais
Centro de Informações Umami. Cogumelo Shiitake. Acessado em 28 de outubro de 2023.