• | Sair
    AQUI.

    Pacha Mama Agroecologia

    O Óleo-Resina de Copaíba UBUNTU®, envasado pela Pacha Mama Agroecologia, é fornecido pelo Grupo de Mulheres Agroextrativistas da APA Bananal/Cantão na Região Amazônica do Tocantins, que efetuam sua extração de forma sustentável, sem a derrubada da árvore.
    UBUNTU®
    Product ID: 31
    Product SKU: 31
    New In stock />
    ÓLEO-RESINA COPAÍBA - 10 ML
    Código: 31

    ÓLEO-RESINA COPAÍBA - 10 ML

    Marca: UBUNTU®Disponibilidade: Imediata

     
    Simulador de Frete
    - Calcular frete

    Óleo-Resina de Copaíba UBUNTU® virgem, envasado pela Pacha Mama Agroecologia, é fornecido pelo Grupo de Mulheres Agroextrativistas da APA Bananal/Cantão na Região Amazônica do Tocantins, que efetuam a extração do óleo-resina de forma sustentável pelo método tradicional de trado-dreno, sem derrubada das árvores.

    O Óleo-Resina de Copaíba é um dos principais produtos naturais da Amazônia, e que pode ser extraído de forma sustentável por meio da perfuração do caule das Copaibeiras. Tendo exploração sustentável, é amplamente incentivada contribuindo com a preservação das árvores das quais é extraído.

    A Copaibeira é nativa da região tropical da América Latina e também da África Ocidental, sendo que no nosso continente são encontradas espécies se desenvolvendo do México ao norte da Argentina. Das 72 espécies identificadas, 16 delas foram encontradas apenas no Brasil.

    As diferentes espécies de Copaifera são encontradas aqui nas Regiões Amazônica e Centro-Oeste, com predominância de diferentes espécies por região. Destaque para a Copaifera langsdorfii, particularmente importante, por ser encontrada em todo o território brasileiro, da Amazônia a Santa Catarina. As copaibeiras são árvores de crescimento lento, alcançam de 25 a 40 metros de altura, podendo viver até 400 anos.

    O óleo extraído das Copaibeiras em estado vírgem é denominado Óleo-Resina (OR), substância composta por uma parte resinosa e não volátil, responsável por 55 a 60% do óleo com composição principal de ácidos diterpênicos. Essa fase está diluída em Óleo Essencial (OE) composto de sesquiterpenos como beta-cariophileno, cadinol, Germacreno D e B e gama-cadineno. O OE de copaíba é muito utilizado na indústria de perfumes como um excelente fixador de odores, combinando perfeitamente suas notas frescas e acres com essências portadoras de notas florais. Já para aplicações terapêuticas o OR é a escolha mais adequada pela sua complexidade e amplitude de ação.

    O OR de Copaíba tem recebido atenção da indústria médica por sua ação promissora no tratamento do estresse, próxima aos efeitos do canabidiol. Suas funções são de relaxamento profundo e diminuição de sentimentos de inquietação e ansiedade.

     

    100% PURO

    GALÚCIO, C. S. Valoração do Óleo-Resina de Copaíba à partir da Destilação Molecular. Tese de Doutorado, Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas, 2016.

    GALÚCIO, C., S.; BENITES, C. I.; RODRIGUES, A. F.; MACIEL, M. R.  W. Recuperação de sesquiterpenos do óleo-resina de copaíba a partir da destilação molecular. Química Nova, 39(7):795-800, 2016.

    LUND, D. G.; BRAGHIROLLI, D. I.; ADRIÃO, B. Y.; APLE, M. A.; KONRATH, E. L.; PRANKE, P. H. L. Efeito do óleo de copaíba na adesão de células e viabilidade de células-tronco mesenquimais. Revista Thema, 16(1):233-241, 2019.

    PIERI, F.A.; MUSSI, M.C.; MOREIRA, M.A.S. Óleo de copaíba (Copaifera sp.): histórico, extração, aplicações industriais e propriedades medicinais. Revista Brasileira de plantas Medicinais, 11(4):465-472, 2009.

    URASAKI, Y.; BEAUMONT, C,; WORKMAN, M.; TALBOT, J. N.; HILL, D. K. LE, T. T. Fast-Acting and Receptor-Mediated Regulation of Neuronal Signaling Pathways by Copaiba Essential Oil. International Journal of Molecular Sciences, 21(7):2259, 2020.

    VEIGA JÚNIOR, V. F. & PINTO, A.C. O Gênero Copaifera L. Química Nova 25(2):273-286, 2002.

    Deixe seu comentário e sua avaliação







    - Máximo de 512 caracteres.

    Clique para Avaliar


    • Avaliação:
    Enviar
    Faça seu login e comente.